Muitos de nós, por circunstâncias da vida, já tiveram que mudar para uma nova casa ou apartamento e sabemos o quanto esse momento pode ser trabalhoso. O que dizer, então, de uma mudança comercial? Esse tipo de mudança pode ser mais complicado do que as mudanças residenciais, dependendo do tamanho da empresa. Assim, é preciso que haja cooperação e organização para que tudo corra sem problemas. Confira algumas dicas a seguir:

Como realizar mudanças comerciais?

Força-Tarefa

Especialmente se a empresa for grande, é preciso pensar e planejar a logística da mudança. É interessante articular os funcionários dos diferentes departamentos para embalar tudo aquilo que fizer parte da mudança.  Nesse aspecto, é preciso selecionar bem o que vai e o que fica, para que não sejam carregados objetos desnecessários.

Categorias de objetos

É fundamental que os objetos sejam bem embalados, com caixas, papelão, plástico e outros materiais que amorteçam impacto e evitem que os itens se quebrem. Feche as caixas com fitas adesivas e lembre-se de identificar nelas o seu respectivo conteúdo, bem como o departamento/setor ao qual pertencem. Isso facilita muito quando chegar ao novo local. Tome cuidados especiais com documentos e papéis importantes para a empresa.

Eletrônicos

Não misture computadores e impressoras. Faça backup de todos os arquivos e da base de dados do software para que não haja acidentes. Retire os cartuchos das impressoras e tenha cuidado na hora de desinstalar/reinstalar telefones, televisores, geladeiras, ventiladores, dentre outros produtos eletrônicos. Verifique se a voltagem do novo destino é adequada para todos esses produtos antes de ligá-los. Uma dica valiosa é desligar e deixar abertas, na noite anterior à mudança, as geladeiras e os freezers, para evitar mofo e mau cheiro. Para os móveis em geral, verifique se há a possibilidade de desmontá-los, já que o transporte de peças é mais prático do que de móveis inteiros, mas certifique-se de que você será capaz de remonta-los. Em caso de dúvidas, peça ajuda às assistências técnicas.

Produtos especiais

É preciso separar alguns itens que não podem ser transportados pela empresa de mudanças, como alimentos, produtos inflamáveis, substâncias tóxicas, entre outros. Objetos pessoais também não devem ser misturados com o que é da empresa, ou seja, funcionários devem levar consigo: documentos, laptops, calculadoras, cabos pessoais etc. Botijões de gás só devem ser transportados quando vazios.

Burocracia

Tendo em vista que sua empresa vai partir para um novo endereço, não se esqueça de transferir a titularidade das contas de luz, água, gás e telefone. O mesmo deve ser feito com serviços de telefonia, TV a cabo, serviços de internet banda larga, publicações assinadas (jornais e revistas), serviços bancários, cartões de crédito, assistências médicas/ odontológicas de funcionários, contatos com fornecedores e parceiros profissionais etc.