Mudar de casa é sempre um estresse. São milhares de coisas para encaixotar, organizar, e aquela sensação constante de que “estou esquecendo alguma coisa”. Por isso criamos esse guia de como planejar sua mudança de casa.

Existem muitas atitudes que você pode tomar para conseguir tornar esse processo menos caótico. A mudança será fatalmente cansativa, mas ela pode, sim, ser menos bagunçada.

Veja quais são as nossas dicas fundamentais sobre como planejar sua mudança residencial, e faça isso da forma mais organizada e prática possível, evitando assim todos os problemas que costumam surgir.

Descubra Como planejar sua mudança de casa

A primeira coisa que você deve saber é que uma mudança não deve ser planejada de um dia para o outro. O mais indicado é que a partir do momento que a data for definida, você já comece a pensar nos detalhes.

  1. Defina quem vai ajudar na mudança:

Depois de ter uma data estipulada, comece a criar a sua equipe de ajuda. Se você tem amigos e parentes que podem participar, ótimo. Caso contrário, entre em contato com algumas empresas e faça orçamentos.

  1. Encaixotando as coisas:

Quando for hora de colocar tudo em caixas, lembre-se de embalar primeiro aquilo que você não precisa usar com frequência ou urgência. Por exemplo: livros, DVDs, colecionáveis etc. podem ir para a caixa primeiro.

Deixe por último as roupas que você mais usa, os eletrodomésticos fundamentais (como forno micro-ondas), e os acessórios básicos de higiene pessoal.

  1. Identifique as caixas:

Se você não sabe como planejar sua mudança de casa, fuja desse erro que é um dos mais comuns: não identificar as caixas. É FUNDAMENTAL que você coloque etiquetas em todas as caixas dizendo o que está dentro.

Isso vai facilitar muito na hora de organizar o seu novo lar, e você poderá direcionar cada caixa diretamente para o cômodo que lhe diz respeito, evitando até mesmo a perda de objetos importantes.

Cheguei à nova casa: por onde começar a arrumar?

Quando você estiver na sua nova casa, o primeiro ambiente que deverá ser organizado é a cozinha. Isso porque você vai usá-la em breve, então já prepare tudo.

Comece lavando os itens que são usados com mais frequência, como pratos, copos e talheres. Organize gradativamente aquilo que não tem urgência.

Em seguida, passe para a organização dos quartos. A melhor forma de desafogar as tarefas é começando pelo guarda-roupa. Organize todas as roupas, e depois seus objetos de uso pessoal.

  • Crie uma lista de prioridades:

Para evitar o estresse, você pode criar uma lista ou planilha de prioridades, explicando o que será organizado em que dia após a mudança.

A única regra é que você siga essa lista. Então, crie-a com paciência e calma, e não adianta colocar todas as tarefas em um mesmo dia. Distribua durante a semana.

Tenha sempre alguns objetos básicos ao alcance das mãos

Chegou o dia da mudança. Aquele sofá maravilhoso está a caminho, mas para a sua decepção, ele não passou na porta da nova casa.

Seria cômico se não fosse trágico (e muito frequente!). Para evitar esse tipo de problema, tenha sempre em mãos uma trena durante todo o processo de mudança. Isso vai lhe ajudar a planejar sua mudança de casa sem grandes problemas.

Você também deve andar sempre com bloco de anotações e uma caneta na bolsa. Assim, sempre que tirar uma medida anote imediatamente – mas não se esqueça de identificar a que se refere.

Afinal, como escolher uma empresa de mudanças?

Outro ponto essencial na hora de planejar sua mudança de casa é saber como escolher uma empresa de mudanças. Você deve seguir alguns passos para acertar na contratação.

  • Faça orçamentos;
  • Trabalhe apenas com contrato assinado;
  • Saiba como a empresa age em casos de extravios ou quebras de objetos.

Para facilitar esse processo na hora de planejar sua mudança de casa, identifique os objetos quebráveis com maior destaque. Espelhos, taças, pratarias, tudo isso deve conter um grande aviso externo.

Agora que você já tem algumas dicas sobre como planejar sua mudança de casa, poderá fazer isso de forma mais tranquila e bem menos estressante. Conte com profissionais para lhe ajudar.