A tendência de optar pelo piso de madeira na hora de construir ou reformar cresceu muito nos últimos tempos. Muitas pessoas que já aderiram esse tipo de material ficam com dúvidas a respeito de sua qualidade e durabilidade, buscando saber quais são as prevenções ou soluções para melhorar o aspecto do piso. Mas, afinal, como manter o piso de madeira com cara de novo?

 
Todos os tipos de material tem sua taxa de degradação e desgaste, principalmente os pisos.  É fácil perceber como o chão de nossas casas é sujeito ao desgaste pelo atrito: passamos por ele a todo o momento, arrastamos móveis, etc. E, além disso, muitas vezes limpamos a assoalho com produtos químicos inadequados, o que diminui a durabilidade e aspecto de novo do material.

 
O piso de madeira é uma escolha muito vantajosa, como nós contaremos a você mais tarde. E, com os cuidados adequados, é possível prevenir seu desgaste e, se precisar, deixá-lo com o aspecto de novo. Saiba quais são as vantagens, os tipos de piso disponíveis no mercado e como manter o piso de madeira com cara de novo!

As vantagens de se escolher o piso de madeira

 
Se você vai construir ou reformar e está na dúvida a respeito de qual piso irá escolher já te adiantamos: piso de madeira.Isso porque ele agrega muitas vantagens, incluindo benefícios técnicos e estéticos.

 
Conheça quais são as maiores vantagens de escolher o piso de madeira na hora de planejar sua casa:

 
• Esse tipo de piso é esteticamente mais elegante, o que torna qualquer ambiente mais agradável.

 
• O ar natural que a madeira traz mais leveza aos cômodos.

 
• É adaptável a qualquer tipo de decoração. Isso também é vantagem caso você goste de mudar muito os cômodos, ou seja, o piso de madeira sempre irá combinar com qualquer escolha e mudança.

 
• Possui muitas cores e estilos.

 
• Combina com a parte interior ou exterior da casa.

 
• É um material com alta resistência.

 
• Tem um ótimo desempenho térmico, ou seja, a temperatura do piso não ficará nem muito quente e nem muito fria (mesmo com grande variedade de temperatura).

 
• Absorve bem o som de impacto sobre eles.

 
• O piso é indicado para quem tem crianças em casa, pois ele absorve impacto e não tem características abrasivas.

Como manter o piso de madeira com cara de novo

 
O piso de madeira é elegante e bonito por si só, mas se não conservado pode adquirir um aspecto desgastado e opaco. Quem já passou pelo processo de construção ou reforma, sabe o trabalho que é quando chega a hora de instalar os pisos. Quanto mais você conservá-lo, menor a probabilidade de ter que passar por isso de novo.

 
Se você já tem ou deseja saber quais os cuidados necessários antes de adquirir o seu piso de madeira saiba que não é nada muito complicado!

 
Conheça algumas ficas para manter o piso de madeira com cara de novo:

 
• Não deixe o material ganhar a aparência de velho, seja prevenido e faça revisões periódicas nos pisos de madeira.

 
• Dispense os produtos de limpeza. A madeira é facilmente agredida por produtos químicos, utilize apenas vassouras, aspiradores e panos úmidos com água para a sua preservação.

 
• Lixar a madeira periodicamente.

 
• Passar cera ou verniz adequado após lixar. A madeira é naturalmente porosa e esses produtos “selam” o piso, evitando desgaste.

 
Esses simples e pequenos cuidados vão fazer toda a diferença na durabilidade de seu piso de madeira.

Tipos de piso de madeira

 
Não há um único tipo de piso de madeira no mercado, existem diversos modelos que se adéquam ao seu gosto, orçamento e objetivo. Tacos, assoalho de madeira, pisos laminados, carpetes de madeira e paquets estão disponíveis em qualquer depósito ou lojas de construção.

 
Eles variam de cor, geometria, espessura, resistência e outras variáveis. É interessante conhecer cada um deles antes de adquirir e implantar o piso de madeira na sua casa. Tem para todos os gostos! Agora que você conhece um pouco mais sobre os pisos de madeira, suas vantagens e variações, não deixe também de manter o piso de madeira com cara de novo!