O investimento em conteúdo e comunicação de qualidade pode ser muito interessante para o sucesso de sua empresa. Então é importante saber como fazer um video institucional que seja realmente poderoso.  

Os vídeos são conteúdos cada vez mais propagados na web. Milhares de internautas acessam todos os dias essas ferramentas através dos sites especializados, como Youtube e Vevo, e absorvem seu conteúdo seja para estudo, informação jornalística ou lazer.  

Mas e quando o assunto é vídeo institucional? As gravações feitas para apresentar uma empresa ou um serviço especificamente possuem seus atributos particulares. Se você não sabe nem por onde começar a criar o seu vídeo institucional, vamos lhe dar algumas dicas valiosas a seguir. 

Como fazer um vídeo institucional de qualidade_00000

Faça um vídeo institucional de qualidade, e tenha excelentes retornos

Um vídeo institucional pode ser criado com as mais variadas intenções: apresentar uma empresa em uma conferência, lançar um produto ou serviço, comunicar alguma coisa aos clientes internos, fornecedores etc.  

Independente de qual é o formato, o objetivo final é sempre o mesmo: encantar mais pessoas, e conseguir mais admiradores para a sua marca, seja quem vai trabalhar para que ela cresça ou quem vai consumir os seus produtos e serviços gerando mais lucro. 

  • Saiba o que você vai dizer: 

São apenas alguns segundo ou poucos minutos para se comunicar. Por isso o vídeo institucional não pode ser muito confuso ou trazer muitas informações que não poderão ser devidamente trabalhadas. Defina muito bem o que você quer comunicar.  

A ideia é que esse vídeo seja apreciado até o fim, assim sendo, você não deve acrescentar informações inúteis ou dar voltas desnecessárias que comprometam o interesse do seu público. 

  • Storytelling: 

Um dos formatos mais populares de vídeo institucional é o chamado storytelling, que, literalmente, conta uma historinha para conseguir atingir um objetivo de entendimento.  

A ideia é criar uma narrativa que gere uma grande identificação do expectador. Tenha um bom roteiro, apresente um problema e mostre como a personagem conseguiu resolver, por exemplo. 

Qualidade técnica é fundamental: faça um vídeo bonito de ver

De nada adianta você criar um excelente roteiro se não fizer a gravação com a devida qualidade. O seu vídeo precisa ser realmente bom, visualmente falando. Então se preocupe em usar um equipamento de qualidade, e que possa lhe dar uma boa captação de imagem.  

  • Áudio e iluminação: 

Tanto o áudio quanto a iluminação são cruciais para o sucesso de seu material. Um vídeo escuro e de má qualidade vai perder espectadores e o mesmo acontece com áudio que não seja bom.  

Ainda que a captação da imagem seja excelente, se não for possível ouvir com clareza o que está sendo dito, dificilmente as pessoas terão interesse em assistir o conteúdo até o final.  

  • Trilha sonora: 

Você pode usar uma boa trilha sonora para deixar o seu vídeo ainda mais atraente. Mas cuidado, pois poderá esbarrar nas questões de direitos autorais. Existem algumas trilhas gratuitas que você pode utilizar.   

Preocupe-se com o clima que quer passar. Se for utilizar uma música com voz, preste atenção a letra, mesmo que seja em outro idioma, e veja se a mensagem que está sendo passada não é muito triste, desmotivadora, ou vai contra algum princípio de seu vídeo ou de sua empresa.  

  • Call To Action em seu vídeo institucional: 

Você pode fazer “chamadas para ação” ao final do vídeo, estimulando o seu espectador a entrar em contato, acessar um site ou seguir as redes sociais. 

Como fazer um vídeo institucional de qualidade_00002

Fazer o vídeo por conta própria ou contratar uma produtora? O que compensa mais?

Toda a produção do seu vídeo institucional deverá ser pautada na sua verba disponível para isso. Não adianta pensar em fazer um vídeo cheio de efeitos especiais e locações impossíveis se você não como arcar.  

Mas é inegável que a qualidade da gravação feita por uma produtora de vídeo profissional será indiscutivelmente melhor do que aquela feita de forma amadora. Então, vale a pena pensar nisso e até criar um fundo para ter dinheiro especialmente para o vídeo. 

Além de colocar as suas ideias em prática, realizando justamente aquilo que você deseja, uma equipe profissional também poderá lhe orientar sobre o que funciona bem e o que pode ser mudado em seu projeto.  

Então, comece se preparando financeiramente para isso. Depois coloque as suas ideias no papel, e veja o que de fato o seu vídeo institucional quer comunicar para o seu público interno ou externo.  

Com esses pontos definidos, fica mais fácil continuar com o projeto, e colocar tudo em prática.  

Ter um bom vídeo institucional é fundamental para quem deseja não apenas se comunicar, mas também apresentar a marca para novos clientes, e conquistar cada vez mais mercado.