O objetivo de toda e qualquer maquiagem é ressaltar as belezas naturais da boca, dos olhos e da pele, sem que isso tire a naturalidade do rosto. Não é bacana aquele aspecto de “estou usando maquiagem”; o ideal é que tudo pareça muito natural e discreto. Os cílios postiços são muito poderosos para dar mais volume e comprimento aos cílios naturais, destacando a beleza do olhar. No entanto, o receio de muitas pessoas é justamente parecer artificial demais ao usar esse utensílio – com exceção dos cílios artísticos (aqueles coloridos e brilhantes que não têm nenhum compromisso com a realidade). Por isso, confira algumas dicas para que os cílios postiços pareçam o mais naturais possível.

Escolha o modelo certo

Antes de sair por aí em busca de qualquer cílio postiço, verifique qual é o modelo mais adequado. O mercado dispõe de diferentes estilos e tamanhos que ficam mais apropriados para olhos grandes, olhos pequenos, olhos orientais, olhos caídos, entre outros. Além disso, é preciso analisar exatamente qual é o efeito que se deseja obter: maior volume, maior comprimento, ou ambos? Para parecer natural, é preciso escolher o modelo exato ao tipo de olho, e, com o passar do tempo, mais e mais opções surgem. A escolha errada pode produzir esse efeito indesejado de artificialidade.

Mantenha a discrição no início

Especialmente para quem nunca usou cílios postiços antes, é essencial manter a discrição no início, para evitar impactos exagerados nas pessoas. Comece com calma, procurando se familiarizar com o produto e com seus métodos de aplicação. Os tufinhos individuais podem ser uma boa maneira de começar, para depois apostar nos modelos mais ousados. Esse avanço gradativo torna o processo mais natural, sem mudanças drásticas no visual.

Use cílios inferiores

A maior parte dos cílios postiços utilizados são os superiores, pois são maiores e dão maior destaque. Os cílios inferiores são menos conhecidos e procurados, porém, produzem um aspecto muito mais natural. Quando são aplicados apenas os fios superiores, eles ficam muito maiores do que os inferiores, e fica mais nítida a aplicação dos cílios postiços. Pode parecer paradoxal, mas quando são aplicados fios inferiores, tudo parece menos artificial, por conta da proporção.

Rímel antes e depois

Esse é um dos pontos de maior divergência entre os especialistas: passar o rímel antes ou depois da aplicação dos fios postiços? A recomendação mais comum é que o rímel seja aplicado depois, pois, assim, os fios postiços se misturam mais aos naturais, deixando tudo mais homogêneo e uniforme. Usar o rímel antes da aplicação, porém, ajuda os cílios postiços a se agruparem melhor. Pensando nas vantagens de cada opção, vale a pena passar o rímel antes, aplicar os cílios postiços e ainda passar uma camada final para deixar o visual impecável. O curvex também ajuda a destacar a curvatura dos fios, sendo aplicado nos cílios naturais e também após a aplicação dos cílios postiços (mas com cuidado para não quebrá-los).

Use com moderação

O cílios postiços são recomendados para ocasiões especiais, como festas, baladas, sessões de fotos e casamentos. O uso diário pode não ser uma boa ideia, pois a cola pode enfraquecer os cílios naturais. Lembre-se sempre de utilizar apenas a cola específica para cílios postiços, pois qualquer improviso pode fazer mal à delicada pele da região e causar acidentes.