O mercado de seguros é muito amplo e dinâmico, pois oferece, cada vez mais, diferentes opções e coberturas variadas para diversos itens. Contratar um seguro é algo que precisa ser realizado com seriedade e profissionalismo, pois é um serviço que será utilizado quando algo de ruim (um sinistro) ocorrer. Nesse momento de fragilidade, é muito importante ter com quem contar.

No entanto, em meio a tantas opções de seguros a serem contratados, qualquer pessoa sem conhecimento nesse universo fica confusa e sem saber qual é a melhor escolha. Por isso, a corretora de seguros é a empresa que conta com profissionais especialistas em identificar as seguradoras e coberturas mais indicadas para cada cliente.

Como escolher a corretora de seguros ideal?

Para escolher uma corretora de seguros competente, entenda quais são as características que seus profissionais devem possuir:

Cadastro junto à SUSEP

A SUSEP, Superintendência de Seguros Privados, é o órgão responsável por controlar e regulamentar todo o setor de seguros no Brasil. Dessa forma, qualquer instituição envolvida nessa área, como é o caso das seguradoras e corretoras de seguros, precisa estar cadastrada junto a esse órgão. O cadastro é a prova de que a corretora atende a todas as exigências da SUSEP e está autorizada e apta a exercer suas atividades no país.

Compreensão de necessidades

As pessoas contratam seguros porque percebem que há riscos aos quais elas ou seus pertences estão expostos. Como citado anteriormente, há diferentes coberturas para diversos itens. Para obter a melhor opção, aquela que vai te suprir da melhor forma, é primordial que a corretora de seguros perceba quais são as suas necessidades e quais são os principais riscos envolvidos. O cliente precisa passar suas informações para a corretora, como situação financeira, características do bem a ser assegurado, hábitos de uso, entre outros. Uma boa corretora de seguros procura conhecer o cliente para lhe fornecer a opção que melhor se adeque àquilo de que precisa, dentro de suas possibilidades financeiras.

Indicação de opções vantajosas

O trabalho da corretora é pesquisar, com base em todas as informações levantadas junto ao cliente, qual é a seguradora e cobertura mais adequadas. É impossível pensar em uma adequação 100% exata, pois todas as opões oferecem suas vantagens e desvantagens. A função da corretora é expor esses aspectos positivos e negativos e ajudar o cliente e descobrir suas prioridades, permitindo que faça uma escolha segura e assertiva.

Esclarecimento de dúvidas

Mesmo com todo o trabalho de pesquisa e avaliação na hora de fazer um seguro, os contratos e apólices contêm uma série de especificações sobre o seguro, a cobertura, os riscos de sinistro, os pagamentos, prêmios, entre outros fatores. Todos esses itens, que praticamente contêm um vocabulário próprio, geralmente despertam dúvidas e questionamentos por parte dos clientes. Um bom corretor está pronto para tirar todas essas dúvidas e explicar o que deve ser feito em cada situação.

Apoio constante

Após a contratação do seguro, o trabalho da corretora de seguros não termina. É preciso manter contato, criando um relacionamento duradouro. Dessa forma, sempre que surgir alguma dúvida ou quando for necessário acionar o seguro contratado, a corretora estará lá, disponível para qualquer eventualidade.