Aço Como é realizada a inspeção em pontes rolantes?

Como é realizada a inspeção em pontes rolantes?

-

A ponte rolante é uma máquina utilizada para elevação e movimentação de cargas muito pesadas, que não podem ser deslocadas por meio da força humana. Esse tipo de equipamento é comum em indústrias de cimento, aço, metalúrgicas, metal-mecânicas, entre outras.

Como é realizada a inspeção em pontes rolantes?

Além de contar com profissionais capacitados para operar esse tipo de máquina, é muito importante que sejam realizadas manutenções frequentes nesses equipamentos. O objetivo das inspeções e manutenções é evitar que ocorram acidentes que coloquem em risco a vida das pessoas e prejudiquem a produtividade das empresas. Há dois tipos de inspeções a serem feitas nas pontes rolantes. Saiba mais:

Inspeções visuais

As inspeções visuais são realizadas antes de ligar a ponte rolante. Elas têm o objetivo de analisar as condições gerais de todo e qualquer componente da ponte, como cintas, talhas, cabos de aço, correntes, polias, carros, travas, ganchos, freios, equipamentos elétricos, acessórios, entre outros.

Para realizar esse tipo de inspeção, é importante que haja um check list, para que nenhum item seja esquecido. Cada item precisa ser avaliado levando em consideração alguns aspectos, como o correto posicionamento de cada item, sinais de desgaste ou corrosão.

Inspeções funcionais

As inspeções funcionais, por sua vez, são testes realizados com a ponte rolante em funcionamento. Analisadas as condições de cada componente, é preciso verificar se cada um deles está cumprindo corretamente a sua função ou se há algum problema de desempenho. É o momento de checar o funcionamento de alarmes, freios, entre outros.

Laudos

Após serem realizadas as inspeções, são gerados laudos, isto é, relatórios com o desempenho obtido por cada componente. Esses laudos também contêm os problemas que foram diagnosticados e suas respectivas medidas corretivas. Enquanto essas medidas não forem tomadas, o uso do equipamento não é considerado seguro.

É importante que o processo de inspeção esteja sempre de acordo com as NRs (Normas Regulamentadoras) relacionadas, sejam elas nacionais ou internacionais.

Frequência das Inspeções

É fundamental que as manutenções e inspeções realizadas nas pontes rolantes sejam efetuadas com uma certa frequência. Em geral, essa periodicidade costuma ser de 3, 6 ou 12 meses, dependendo de cada caso. A frequência de uso do equipamento, os riscos aos quais está exposto e os resultados obtidos em manutenções prévias são os fatores que ajudam a determinar essa frequência ideal.

Seguindo as correções apontadas e tomando os cuidados preventivos necessários, tanto antes quanto durante o uso das pontes rolantes, é possível mitigar riscos e garantir operações mais seguras.

Últimas Postagens

Tipos de Ansiedade: Livre-se deste mal!

Apesar de existirem tipos de ansiedade diferentes, nem sempre um transtorno precisa de tratamento. Dessa forma, este...

Qual o melhor Antidepressivo: Pergunte Aqui

Recebo muitas perguntas de pacientes que desejam saber “qual o melhor antidepressivo do mercado?” Bem, vamos à uma dessas...

Psiquiatra em Brasília | DF

Antes de saber onde encontrar o melhor psiquiatra em Brasília | DF, você precisa saber o que exatamente faz este...

O que é um Relacionamento Tóxico?

Afinal, você sabe o que é um relacionamento tóxico? Você desconfia ou sente que pode estar vivendo em um relacionamento...

Apostila de Haia, qual sua importância no processo de cidadania?

No processo de cidadania, um dos passos mais importantes para que os documentos oficiais a serem entregues sejam aceitos...

Lista de Dicas de SEO para Criação de Site

Nesta semana, recebi uma ligação com um pequeno empresário que está criando seu site novo utilizando WordPress. Ele...

Leia TambémRELACIONADOS
Recomendados para Você