Todo mundo gosta de tomar água potável e limpinha, mas para que isso seja possível, são necessárias diversas medidas e técnicas, principalmente para quem tem filtros de água.

Hoje em dia são vários tipos de filtros dentro do mercado, o famoso de barro, o industrial, aquele que fica na pia da cozinha, etc.

Não importa qual seja o tipo de que você tenha na sua casa, é sempre importante fazer a limpeza correta desse equipamento, para que ele possa purificar a bebida de maneira ideal, e permitir que você consuma um líquido limpo e saudável.

Por isso, no texto de hoje trouxemos algumas informações importantes a respeito da limpeza dos filtros de água, para que você não relaxe mais nesse ponto.shutterstock_131075399_copo_agua-600x400

Como funciona um filtro de água?

O refil de um filtro de água (ou então elemento filtrante chamado de vela ou cartucho) é a parte responsável por toda a filtração propriamente dita da sua água.

É esse item que retém todas as partículas que estão na água (como a arreia, ferrugem, barro, poeira e outros tipos de sedimentos) retirando também todo o excesso de cloro presente no líquido.

No entanto, após um certo período de tempo funcionando, esse filtro se satura, e sua capacidade de filtração diminui gradativamente, fazendo com que ele não consiga mais fornecer água de qualidade para sua casa.

Isso faz com que você comprometa a qualidade da sua água, deixando de lado que ela sempre esteja pura e boa para seu consumo.

Por isso aprender a realizar a limpeza do filtro de água é essencial.

Aprenda a limpar filtro de água

Aqui vamos passar algumas informações sobre a limpeza de alguns filtros, como o industrial que fica acoplado na torneira, o de barro e o elétrico que também gela a água.

  • Filtro industrial

A limpeza do seu filtro industrial pode ser feita pelo lado de fora com um pano úmido, mas saiba que é importante nunca usar nenhum tipo de palha de aço, líquidos agressivos como o petróleo ou a acetona ou então agentes de limpeza abrasivos.

Esse tipo de substância pode causar rachadura, distorção ou descoloração no seu filtro de água.

Limpe também a saída da água filtrada com uma escova de dentes novas ou que seja destinada somente para esse tipo de função, removendo qualquer tipo de contaminação da ferramenta com um pano limpo.

Para limpar por dentro, certifique-se de que o produto pode receber esse tipo de cuidado, e nunca use nenhum tipo de produto de limpeza ou químico. Sempre use água fervendo ou apenas um pano úmido, com cuidado especial.agua_2-600x400

  • Filtro de barro

Antes de começar a limpeza lave bem as mãos, assim como a vela do filtro em água corrente, já que essa é parte mais importante para a pureza da sua água.

Para a manutenção o ideal é que você realize a limpeza de 3 em 3 meses, mas caso sinta necessidade, reforce o objeto com uma limpeza nova.

Use uma esponja nova e totalmente limpa para o procedimento, nunca fazendo uso e produtos de limpeza com químicos, sal ou açúcar. A vela do filtro é porosa e usar esse tipo de agente pode comprometer o sabor da água, bem como estragar o produto.

Procure usar apenas substância naturais, como vinagre ou sabão de coco, ou se preferir passe apenas água corrente ou fervendo. Para o lado de fora do filtro de barro, use a esponja em seu lado macio ou então um pano úmido.

Caso o filtro seja novo, é normal que a água fique ainda com um leve gostinho de barro. Para amenizar, troque a água pelo menos uma vez ao dia durante 10 dias.

  • Filtro elétrico

Para os filtros de água elétricos e que também gelam o líquido, o ideal é sempre seguir as orientações do fabricante que estão no verso da embalagem, no manual de garantia ou até mesmo no próprio equipamento.

Nunca abra esse tipo de filtro sem auxílio de um técnico. Procure usar apenas um pano úmido para limpar o seu exterior e evitar o acumulo de sujeita.

Um filtro de água eficiente é essencial para garantir a qualidade da água que você consome, por isso mantenha a limpeza em dia.