De tempos em tempos, qualquer imóvel precisa de uma pintura ou reforma em sua fachada. As estruturas externas estão constantemente expostas a diferentes condições climáticas, como chuvas, ventos fortes, granizo, raios solares intensos e oscilações de temperatura. Além disso, em cidades grandes, como São Paulo, os imóveis têm de lidar com a poeira e a poluição emitida pelos carros e indústrias. Esse conjunto de fatores desgasta as fachadas, de modo que restaurá-las, ou ao menos repintá-las, se faz necessário. Para isso, é preciso contar com empresas competentes e confiáveis. Confira algumas dicas para identificar e contratar as melhores empresas de pintura predial.

Como contratar uma empresa de pintura predial?

Serviços Específicos

O primeiro passo para perceber se a empresa é adequada a este tipo de projeto é saber se ela de fato oferece o serviço de pintura predial. Pode parecer óbvio, mas há muitas empresas que realizam pinturas de casas, galpões ou indústrias, e se comprometem a pintar fachadas de condomínios sem que tenham como cumprir o que prometeram. A pintura predial requer equipamentos de segurança, planejamento de tempo e de recursos, materiais específicos e profissionais capacitados. Itens que nem toda empresa de pintura é capaz de oferecer.

Capacitação

Como citado no item anterior, é necessário que a empresa prestadora do serviço de pintura predial conte com uma equipe de profissionais qualificados e treinados para este serviço, que oferece riscos por conta da altura dos imóveis. Algumas empresas atuam com a contratação de profissionais terceirizados, o que pode gerar problemas ao condomínio em caso de acidente.

Além disso, é preciso que as empresas de pintura deste tipo contem com engenheiros e arquitetos que auxiliem no planejamento dos projetos, que são bastante complexos.

Documentação

Outro aspecto importante a ser levado em consideração no momento de avaliar as empresas de pintura predial é a documentação. É necessário checar o CNPJ da empresa para verificar se ela encontra-se em situação regularizada, livre de pendências trabalhistas ou previdenciárias.

Ainda no âmbito da documentação, uma orientação valiosa é saber se a empresa a ser contratada emite ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica). Por meio destes documentos, os profissionais assumem a responsabilidade pelos serviços prestados perante as autoridades. É uma garantia de que há com quem dividir a responsabilidade, caso ocorra algum problema.

Reputação

Uma dica bastante divulgada na contratação de qualquer empresa é procurar, na internet, informações acerca de sua reputação. Com as empresas de pintura predial não é diferente. Consulte avaliações e depoimentos de ex-clientes, inclusive síndicos que tiveram seus condomínios pintados pela empresa. Dessa forma, é possível evitar surpresas desagradáveis.

Estrutura

É preciso investigar se a empresa possui conhecimento acerca das melhores opções de tintas, massas, impermeabilizantes e ferramentas que serão utilizados na pintura predial. Além disso, é essencial verificar se os colaboradores envolvidos no projeto possuem todos os equipamentos necessários para os trabalhos, como cordas, cadeirinhas e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como capacetes, óculos, protetores auriculares, uniforme, luvas, botas, entre outros.