Se você deseja saber sobre chapa expandida, então é interessante que saiba como calcular o peso teórico de chapas lisas de aço, onde atualmente um dos minerais mais usados no cotidiano é o aço.

O aço, caso você não saiba, se encontra presente em diversos elementos, como portões, parafusos, panelas, caldeiras, palhas de aços, e muito mais. No entanto, o que muitos ainda não sabem é como calcular o peso teórico de uma chapa de aço para que se produza tais materiais.

Porém, primeiramente é importante entender o que é o aço e como ele pode ser calculado para se tornar nos elementos citados acima. Continue acompanhando o artigo!

Entenda mais sobre como calcular peso teórico de chapas lisas de aço

Se você deseja saber sobre a chapa expandida, então vale a pena saber como calcular o peso teórico de chapas lisas de aço, o qual é uma liga metálica que possui na sua composição diversos minerais, como o carbono e o ferro.

Assim, pode-se dizer que existem diversos tipos de aço, onde o mais usado nas construções e nas empresas de siderurgia são o aço inoxidável, o aço rápido, o aço carbono e o aço de Alta Resistência e Baixa Liga.

Caso você não saiba, antes do ferro ser transformado no aço, é necessário purifica-lo com determinados processos, e para isso, é normalmente injetado o gás oxigênio no interior dos fornos de fundição em que o ferro é fabricado.

Além disso, deve-se conter um percentual de até 5% de carbono na sua composição, existindo uma reação entre tais componentes, onde então o oxigênio produz o dióxido de carbono e se desprende do ferro, formando o aço com uma cor branca acinzentado.

Onde se usa o aço?

Existindo milhares de tipos diferentes de aços, de variações, formas, espessuras, dimensões e larguras, tal componente procura atender de forma eficiente para inúmeras aplicações.

Assim, dentre tais aplicações, podemos citar o aço de baixo carbono, o qual é usado na construção de automóveis, pontes, edifícios, entre outros, em que esse aço apresenta uma grande flexibilidade nas suas composições.

Já em relação ao aço de médio carbono, ele possui uma maior resistência e uniformidade, em que se pode usar em engrenagens e componentes mecânicos, como os equipamentos de ferrovia, espadas, rodas, ferramentas, entre outros.

No caso dos aços que possuem alto carbono na sua composição, esses possuem muito mais resistência e dureza depois da sua fundição, sendo usados em molas, engrenagens, pequenas ferramentas, trilhos de trens e componentes agrícolas.

Conheça um exemplo de como calcular peso teórico de chapas lisas de aço

Após o conhecimento de onde usar o aço, aprenda agora como calcular o peso específico ou teórico de tal componente. E para começar, você necessitar saber que o peso específico do aço carbono é de 7.800kg/m3, ou seja, um metro cúbico de aço pesa cerca de 7,8 toneladas. Confira o exemplo abaixo:

Se uma chapa de aço mede cerca de 2500mm x 6000mm x 25mm, com a fórmula: Peso = Largura x Comprimento x Espessura x Peso Teórico, então, como a unidade de medida do peso específico é de kg/m3, é preciso que haja a conversão das medidas da chapa para metros, as quais irão ficar:

  • 2500mm / 1000mm = 2,5m;
  • 6000mm / 1000mm = 6m;
  • 25mm / 1000mm = 0,025m;
  • Peso Específico: 7.800kg/m3.

Dessa forma, o peso da chapa será: Peso Chapa = 2,5 x 6 x 0,025 x 7.800 = 2,925. Portanto, essa chapa de 2500 x 6000 x 25 mm pesa cerca de 2.925kg.

Além disso, ainda podem ser encontradas inúmeras fórmulas para poder calcular o peso dos materiais, onde se deve levar em conta o tipo de material, pois assim é possível saber como calcular o peso específico do aço.

Portanto, se você queria saber sobre a chapa expandida e como calcular o peso teórico de chapas lisas de aço, saiba que o exemplo apresentado acima pode lhe ajudar no cálculo, indicando quanto desse material é preciso para que se realize o seu projeto.