Certamente o tubo de aço de carbono é um dos materiais mais importantes na indústria mundial. As suas aplicações variam de projeto para projeto, mas são reconhecidos pela versatilidade e eficiência.

Ademais, a equipe da Century Tubos, referência na fabricação de tubos de aço no Brasil, separou algumas curiosidades sobre esse importantíssimo material.

O que é aço carbono?

4 perguntas e respostas sobre o tubo de aço carbono.

O aço é considerado aço carbono quando nenhum teor mínimo é especificado ou requerido para cromo, cobalto, nióbio, molibdênio, níquel, titânio, tungstênio, vanádio ou zircônio, ou qualquer outro elemento a ser adicionado para obter um efeito de liga desejado.

Quando o mínimo especificado para cobre não exceder 0,40%; ou quando o teor máximo especificado para qualquer um dos seguintes elementos não exceder as percentagens indicadas: manganês 1,65, silício 0,60, cobre 0,60.

Decerto, a maior parte do aço produzido no mundo se enquadra na categoria de aço carbono.

Existem diferentes tipos de tubos de aço carbono?

Sim, existem diferentes classes de aço carbono. Eles são categorizados pela porcentagem de carbono que é misturada com o elemento base, ferro. Dessa forma, existem diferentes tipos de tubos de aço carbono.

O aço carbono é realmente essencial?

Tubos de aço carbono têm uma ampla gama de usos. Por exemplo, eles são usados ​​para transporte de baixa pressão de gás, água, óleo, vapor de ar ou outros fluidos. Eles são usados ​​em máquinas, edifícios, sistemas de aspersão, sistemas de irrigação e poços de água.

É difícil trabalhar com aço carbono?

Como acontece com qualquer material, os tubos de aço carbono oferecem seus próprios desafios ao trabalhar com eles. O método de junção é geralmente ditado pela espessura da parede, que por sua vez é ditada pelo tamanho e uso.

Há uma variedade de acessórios para tubos de aço carbono que podem ser usados. Além de juntar, cortar tubos de aço carbono também oferece seus próprios desafios. Novamente, porém, o método de corte é determinado pela espessura e dureza do tubo. O corte de tubos de aço carbono pode ser realizado de várias formas, desde a serra de fita manual até o maçarico de corte.

Mas onde encontrar tubo de aço de carbono de qualidade?

Independentemente do seu projeto, é fundamental contar com materiais de qualidade. Por isso, aposte em uma empresa que é referência na venda de tubos de aço e que possui uma equipe altamente capacitada.

A Century Tubos está no mercado de aço desde 1987, oferecendo produtos de qualidade juntamente com uma serviço diferenciado. Entre em contato e faça seu orçamento.