Esporte Aparelhos que mais consomem energia

Aparelhos que mais consomem energia

-

Há alguns dias a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL afirmou que o aumento na conta de energia pode chegar a 24% e isso é um motivo de preocupação. Não será apenas a energia que terá aumento como também toda uma cadeia de produtos que necessitam de energia elétrica para sua produção. Dessa forma o ideal é se preocupar com a economia de energia e aprender a usar adequadamente aqueles aparelhos que consomem mais, regulando seu uso. Conheça – os e como é possível conciliar seu consumo com o da conta de luz do fim do mês.

Os vilões

Fogão cooktop

Os aparelhos que possuem resistência elétrica são alguns dos que consomem mais energia. Isso porque a resistência elétrica realiza a mudança de energia elétrica para energia térmica e essa mudança é a principal responsável. Apesar do consumo é possível dosar seu uso, como é o caso do ferro de passar, cuja recomendação é usar apenas para passar grandes quantidades de roupas e aproveitar o calor gerado, tirando – o da tomada de tempos em tempos. Outro aparelho é o chuveiro, que também possui uma resistência elétrica, responsável pelo aquecimento da água. O ideal é tomar banhos rápidos e desligar o chuveiro quando estiver passando sabão ou xampu.

Além deles, os fogões cooktops consomem bastante e acaba não sendo uma boa ideia trocar o fogão a gás por um elétrico, que irá gastar mais energia do que o gás. E o pior que usamos o fogão quase diariamente. Alguns modelos chegam a gastar 68,55 kW/h de energia por mês, usando o queimador (boca do fogão) por aproximadamente uma hora por dia. O mesmo vale para o forno elétrico, que tem um consumo similar, entretanto ele não é usado com tanta frequência.

Idec e o selo PBE

selo PBEO consumo de uma geladeira também é alto e gira em torno dos 56 kWh por mês, podendo variar de acordo com o modelo. Isto porque o uso é ininterrupto, mas ainda é menor que o consumo do forno micro-ondas utilizado se este fosse utilizado por 2 horas diárias. Devido a estas características o Idec sugere algumas medidas na hora da compra e uma delas é a etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Os produtos são classificados com letras de A a E, sendo que aqueles possuem a letra A consomem menos energia e aqueles com a classificação com a letra E são os menos eficientes. A etiqueta de classificação é obrigatória também em fogões e fornos a gás, lavadoras de roupas e fornos de micro-ondas.

Medidas para diminuir o valor da conta

Algumas medidas minimizam o consumo excessivo da energia

Não abra a geladeira sem que haja a necessidade e tente não passar muito tempo com ela aberta; Lave o máximo de roupas por mês e escolha uma máquina com o selo PBE, pois nem sempre a capacidade de lavagem está relacionada ao gasto de energia. Uma máquina com capacidade de 10 kg pode ter gasto semelhante ao de uma que lava 6 kg. Dê preferência para os modelos que somente lavam a frio, já que as de água quente tem um consumo de energia superior.

Previous articlePorque embalar a vácuo
Next articleCuidado: frágil!

Últimas Postagens

Tipos de Ansiedade: Livre-se deste mal!

Apesar de existirem tipos de ansiedade diferentes, nem sempre um transtorno precisa de tratamento. Dessa forma, este...

Qual o melhor Antidepressivo: Pergunte Aqui

Recebo muitas perguntas de pacientes que desejam saber “qual o melhor antidepressivo do mercado?” Bem, vamos à uma dessas...

Psiquiatra em Brasília | DF

Antes de saber onde encontrar o melhor psiquiatra em Brasília | DF, você precisa saber o que exatamente faz este...

O que é um Relacionamento Tóxico?

Afinal, você sabe o que é um relacionamento tóxico? Você desconfia ou sente que pode estar vivendo em um relacionamento...

Apostila de Haia, qual sua importância no processo de cidadania?

No processo de cidadania, um dos passos mais importantes para que os documentos oficiais a serem entregues sejam aceitos...

Lista de Dicas de SEO para Criação de Site

Nesta semana, recebi uma ligação com um pequeno empresário que está criando seu site novo utilizando WordPress. Ele...

Leia TambémRELACIONADOS
Recomendados para Você