O aço é uma matéria-prima muito apreciada em diversos usos. O material é bastante resistente, porém, possui leveza e maleabilidade, o que lhe permite ser utilizado para finalidades variadas. Dentre os diversos produtos confeccionados com o aço, que consiste em uma liga de ferro e carbono, destacam-se as chapas de aço. Elas encontram-se disponíveis em diversos tipos, como a chapa expandida, chapa perfurada, chapa fina quente, chapa grossa, chapa recalcada, entre outros. A chapa perfurada, em especial, é utilizada para diversas finalidades.

 A versatilidade das Chapas Perfuradas

Chapa perfurada

A chapa perfurada é uma lâmina de aço (que também pode ser produzida em outros materiais que possam ser perfurados, como cobre e alumínio) que recebe furos que podem possuir diferentes formatos: redondos, quadrados, retangulares, losangulares, hexagonais, entre outros.

Como é feita?

O processo de fabricação da chapa perfurada depende consideravelmente do uso ao qual será destinada. Com base na finalidade, é possível estabelecer qual é o material mais indicado, a espessura, o estilo de perfuração, as dimensões e os acabamentos (cortes e recortes, pintura eletrostática, galvanização eletrolítica ou galvanização a fogo). Para que essas decisões sejam tomadas, variáveis como corrosão, abrasão, resistência e tolerância ao calor devem ser levadas em consideração.

Em que circunstâncias pode ser aplicada?

As chapas perfuradas possuem uma variedade muito grande de usos. Podem ser aplicadas nos segmentos de construção civil, agricultura, alimentos e bebidas, mineração, siderurgia, naval, açúcar e álcool, papel e celulose, química, petroquímica, metalurgia, eletroeletrônica, automotiva, caixas de som, revestimentos acústicos, fachadas, mobílias, frigoríficos, obras de urbanismo, projetos decorativos, panificação e objetos diversos, como selecionadores de grãos e guarda-copos, por exemplo.

Quais são as principais vantagens do uso das chapas perfuradas?

Por conta de sua grande variedade de usos, a chapa perfurada pode ser produzida em diferentes espessuras e dimensões. Quanto ao acabamento final, as chapas podem ser curvadas, dobradas e soldadas.

Devido à presença dos furos, a chapa perfurada permite tanto a passagem de ar quanto a propagação do som. Ela é leve, fácil de manusear, permite o escoamento de líquidos e possui atratividade estética.

Disposição dos furos

A distância entre os furos das chapas de aço deve ser constante para não prejudicar sua eficiência. A disposição dos furos deve ser definida de acordo com as exigências de cada projeto, podendo variar. Contudo, as duas disposições mais utilizadas são a reta e a alternada.

Disposição Reta

Os furos formam ângulos de 90º entre si, proporcionando uma vantagem estética. A área perfurada nesse tipo de disposição é menor, reduzindo a visibilidade. É empregada em casos em que a estética e o acabamento das margens são importantes.

Disposição Alternada

Este tipo de disposição coloca os furos em diagonal, com ângulos de 60º entre si, o que aumenta o aproveitamento da chapa para a área perfurada. Por conta disso, é bastante utilizada no setor industrial. A disposição alternada também é conhecida como hexagonal ou sextavada.