Auto A importância dos amortecedores

A importância dos amortecedores

-

A qualidade das ruas e estradas brasileiras é frequentemente criticada pelo estado do asfalto (ou ausência dele) e pela quantidade de buracos existentes. Quem sofre com essas condições somos todos nós, assim como nossos veículos. Os amortecedores, em especial, têm suas funções completamente prejudicadas por esse desgaste. Estes itens tão importantes precisam de cuidados especiais.

Funções

Os amortecedores são peças que fazem parte do sistema de suspensão dos veículos, sendo considerados itens de segurança. Eles possuem carga de tração e de compressão determinadas pelas montadoras. Como o nome sugere, eles amortecem os impactos do veículo sobre o solo, protegendo a vida e a integridade física do motorista e dos passageiros, além auxiliar na conservação das demais peças do automóvel, aumentando suas vidas úteis.

A importância dos amortecedores

Inmetro

Levando em consideração o fato de que os amortecedores são peças importantes para a segurança dos usuários, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) publicou a portaria nº 301, em julho de 2011. De acordo com essa portaria, desde janeiro de 2013, todos os fornecedores devem produzir amortecedores somente com o selo do Inmetro. O selo é a prova de que os equipamentos foram produzidos dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Inmetro, certificando sua eficiência e segurança aos usuários, depois de todos os testes aos quais esses produtos foram submetidos.

Essa certificação é compulsória, isto é, obrigatória. Assim, quem produzir essas peças sem a certificação estará infringindo a legislação vigente, estando sujeito às penalidades previstas. Uma das maneiras de registrar os produtos junto ao Inmetro ocorre por meio do sistema Orquestra Inmetro.

Cuidados

Os amortecedores costumam ser prejudicados quando os veículos transitam em alta velocidade, sobre estradas esburacadas e com carga em excesso. É preciso evitar, sempre que possível, que essas circunstâncias ocorram.

Quando há algum problema nos amortecedores, o carro dá alguns sinais típicos, como perder a estabilidade em curvas, balançar excessivamente e demorar mais para frear. Em alagamentos, problemas na peça também aumentam o risco de aquaplanagem, o que pode causar acidentes.

Diante desses sinais, é preciso adquirir amortecedores novos, mas também é necessário ficar atento aos demais componentes do sistema de suspensão, que também podem ter sido afetados.

Para prolongar o bom funcionamento dos amortecedores, procure manter o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas adequados. Revisões periódicas são recomendadas a partir dos 40 mil quilômetros rodados para verificar as condições das peças de suspensão em oficinas mecânicas de confiança.

Atenção, cuidado e investimentos eventuais nunca são demais quando se trata da sua própria vida e das pessoas que você ama.

Últimas Postagens

Tipos de Ansiedade: Livre-se deste mal!

Apesar de existirem tipos de ansiedade diferentes, nem sempre um transtorno precisa de tratamento. Dessa forma, este...

Qual o melhor Antidepressivo: Pergunte Aqui

Recebo muitas perguntas de pacientes que desejam saber “qual o melhor antidepressivo do mercado?” Bem, vamos à uma dessas...

Psiquiatra em Brasília | DF

Antes de saber onde encontrar o melhor psiquiatra em Brasília | DF, você precisa saber o que exatamente faz este...

O que é um Relacionamento Tóxico?

Afinal, você sabe o que é um relacionamento tóxico? Você desconfia ou sente que pode estar vivendo em um relacionamento...

Apostila de Haia, qual sua importância no processo de cidadania?

No processo de cidadania, um dos passos mais importantes para que os documentos oficiais a serem entregues sejam aceitos...

Lista de Dicas de SEO para Criação de Site

Nesta semana, recebi uma ligação com um pequeno empresário que está criando seu site novo utilizando WordPress. Ele...

Leia TambémRELACIONADOS
Recomendados para Você