A importância do tubulão na construção civil se se dá principalmente em construção dedicadas à prédios bem altos, pontes e viadutos de grande porte!

É importante destacar que o tubulão pode ser apresentado de duas formas distintas, podendo ser a céu aberto e também em ar comprimido!

O primeiro consiste em uma profunda escavação, que em geral deve ser cavada de forma manual.

Nesse caso, os encarregados pela obra precisam descer para promover o maior alargamento da base da construção, ou até mesmo para poder fazer a limpeza da parte profunda.

Tal fundação é bastante usada quando o solo é considerado bem rígido e forte.

Para entender mais sobre esse tipo de assunto, continue lendo o conteúdo desse artigo agora mesmo!

A importância do tubulão na construção civil_00000

A importância do tubulão na construção civil – entenda o que é tubulão.

O tubulão é totalmente fabricado em aço carbono, podendo possui dimensões bem substanciais.

Eles podem ser fabricados em formatos diferentes, podendo ser redondo, retangular ou quadrado – sempre com sua laminação bem quente!

Seu processo de soldagem acontece por meio do método conhecido pelo mercado como HFIW (High FrequencyInductionWelding). Ele é atribuído de uma grande resistência, bem como precisão e um acabamento impecável.

E onde ele pode ser empregado na construção civil afinal?

Em grande parte dos casos, os tubulões podem ser amplamente usados em projetos da construção civil, e isso inclui todo e qualquer tipo de estrutura!

Como dito anteriormente, trata-se de uma fundação bem profunda que tem como principal característica uma base mais alargada.

Isso quer dizer que o seu diâmetro de base é muito superior do que o diâmetro do fuste. Isso permite que sua capacidade de carga seja totalmente concentrada no seu contato com o próprio solo.

Esse fator o difere bem das estacas, que são capazes de resistir aos esforços por conta, principalmente, do atrito que ocorre na parte lateral com o solo.

O que é tubulão à céu aberto?

Trata-se de um tip de poço aberto de forma manual ou por meio de mecanismos próprios de solos coesivos, como o intuito de não acarretar um possível desmoronamento em meio ao processo de escavação, e ainda acima do nível do mar!

Se por ventura o local tiver alguma tendência de um possível desmoronamento, a estratégia é fazer o revestimento do fundo com tijolo, tubo de concreto e também o tubulão de aço.

Nesse caso, ocorre do fuste ser escavado até onde seja desejado, e então a base será alargada para que possa receber no final o concreto.

A importância do tubulão na construção civil_00001

E os tubulões com ar comprimido?

Já esse tipo de fundação pode ser uma aposta em locais onde haja bastante água. Nesses casos, é necessário que a fundação precise suprir grandes profundidades, o que pode acarretar o perigo de um desmoronamento!

Diante disso, uma injeção de ar comprimido nos tubulões permite que a entrada de água seja barrada por conta da pressão interna que acaba sendo maior que a pressão da própria água!

Essa medida permite que os trabalhos de escavação, alargamento do fuste e até mesmo a concretagem possam ser mantidos no decorrer dos processos da obra!

Agora que você sabe importância do tubulão na construção civil, poderá garantir que os processos de obras sejam ainda mais seguros e eficientes!